SANITIZANTES: COMO ESCOLHER O MELHOR PARA SUA OPERAÇÃO?

Clorado, quaternário, peracético, biguanida. As opções são diversas, como escolher o melhor para sua operação? Confira.

  • SANITIZANTE A BASE DE HIPOCLORITO DE SÓDIO

Um dos mais conhecidos no mercado, o sanitizante à base de hipoclorito de sódio tem como característica seu baixo custo, ação alvejante e forte oxidante.

Principais vantagens: causa ampla mortalidade microbiana, perda de controle da permeabilidade e eventual decomposição da célula. Além disso, esse composto químico causa destruição do DNA das células.

Principais desvantagens: suas propriedades são afetadas negativamente por fatores tais como matérias orgânicas em suspensão, altas temperaturas, luz, impurezas de água e níveis de pH impróprios. São corrosivos para os metais e se combinados com substâncias orgânicas ou químicas podem formar compostos tóxicos prejudiciais à saúde.

  • SANITIZANTE A BASE DE QUATERNÁRIO DE AMÔNIO

O quaternário de amônio em contato com membrana celular dos microrganismos altera sua permeabilidade estimulando a glicólise e provocando assim o esgotamento celular.

Principais vantagens: fácil aplicação, neutralizam odores e possuem um amplo espectro de ação. Uma vez seco, cria na superfície uma película residual e proporciona atividade germicida até ocorrer sua degradação total. Sua formulação costuma ser inodora, não mancha, não corrói e é relativamente atóxico aos usuários. Funciona bem em uma ampla faixa de temperatura e uma ampla faixa de pH, embora a atividade seja maior em temperaturas mais quentes e em situações alcalinas.

Principais desvantagens: uma superfície com grande incidência de matéria orgânica irá diminuir significativamente sua atividade. Bactérias que habitam o solo, como Pseudomonas e Xanthomonas podem degradar sanitizantes a base de quaternário.

  • SANITIZANTE A BASE DE ÁCIDO PERACÉTICO

Caracterizado por uma ação muito rápida e atividade antimicrobiana de largo espectro, a qual inativa as bactérias gram-positivas e gram negativas, bem como os fungos. A mortalidade é produzida pela ruptura de ligações químicas dentro da membrana celular. Funciona bem sob condições frias (~4°C), produzindo assim uma mortalidade microbiana aceitável em equipamentos normalmente mantidos abaixo da temperatura ambiente.

Principais vantagens: é esporicida (esterilizante) em baixas temperaturas e continua efetivo na presença de material orgânico, sendo, portanto, um biocida efetivo sem residual tóxico. Eficaz na remoção de biofilmes e é mais ativo que os hipocloritos. Não corrosivo ao aço inox e ao alumínio, em concentrações recomendadas de uso, e não requer enxague da superfície, sendo inodoro na forma diluída. Outras vantagens do ácido peracético são o largo espectro de atividade, mesmo na presença de matéria orgânica heterogênea. Sua fórmula proporciona ausência de residual, possui baixa dependência do pH e um curto tempo de contato para ação total.

Principais desvantagens: podem ser atenuados pela carga orgânica e começarão a perder atividade à medida que o pH se aproxima do neutro. Tal como acontece com qualquer oxidante altamente ativo, sanitizantes à base de peracético em sua versão concentrada podem apresentar um perigo para a segurança.

  • SANITIZANTE A BASE DE POLÍMEROS BIGUANIDAS

Sanitizante à base de polímeros biguanidas com atividade letal sobre bactérias GRAM positivas e GRAM negativas. Possui características neutras e apresenta alta eficiência no combate a agentes patogênicos que são capazes de gerar doenças infecciosas, contagiosas e alérgicas.

Principais vantagens: não tem ação corrosiva permitindo seu uso sobre superfícies metálicas, plásticas e emborrachas, não ocasiona formação de manchas. Possui amplo espectro de ação antimicrobiana e sofre pouca interferência de matéria orgânica e água dura. Possui baixa toxicidade e é estável quando concentrado ou diluído.

Principais desvantagens: elevado custo se não aplicado na diluição correta.

E como escolher o sanitizante mais adequado para sua empresa?

Primeiramente, faz-se necessário a validação do registro do saneante na ANVISA/MS, uma vez que sanitizantes precisam acompanhar testes e estudos que comprovem sua eficiência.

Você pode consultar a situação de um documento clicando aqui.

A ECOLIFE possui seu portfólio totalmente regularizado no Ministério da Saúde, assumindo um compromisso com a saúde e segurança com cada cliente que utiliza nossos produtos.

Venha falar com um de nossos especialistas e saiba qual sanitizante melhor se adequa a sua necessidade e operação.

Basta clicar aqui, estamos te esperando.

Agende uma visita com nosso departamento comercial

Menu